sábado, 2 de março de 2019

Sites de notícias portugueses confundem deliberadamente visitantes para recolher dados

Já era sabido que poucas coisas boas podiam advir da adopção do Nonio pelos grupos editoriais nacionais, mas pelo menos podiam disfarçar um pouco melhor a sua completa falta de respeito pelos visitantes, deliberadamente confundindo e dificultando as opções referentes à privacidade e tracking.

É triste ver os sites nacionais de notícias recorrerem ao que é designado por "dark patterns" para baralhar e manipular os visitantes que se dêem ao trabalho de querer ajustar o tipo de dados que são recolhidos e a utilização que lhes é dada.

Foi um dos nossos leitores que se sentiu indignado com a situação, quando foi confrontado com os botões de desligar as permissão que são desenhados para confundir. Como ele próprio refere: "Os utilizadores ficam sem perceber se estão a desligar ou a ligar a permissão. Quando clicamos em 'desligar' a permissão é ligada e vice-versa. Mesmo as cores dos botões foram escolhidas para induzir em erro."

Também dispostos a vencer a batalha pelo "cansaço", os sites de notícias nacionais disponibilizam um botão de "aceitar tudo" quando se trata de dar acesso aos parceiros, mas quem os quiser desactivar terá que gastar o botão do seu rato a fazer mais de 150 cliques para os desactivar, um por um!



O caso torna-se ainda mais gritante quanto, olhando-se para empresa que forneceu esta tecnologia - a Quantacast - vemos no seu site exemplos de implementação que têm estes aspectos correctamente considerados, com indicações claras, tanto a nível visual e de cores, como o botão adicional que, para além de "aceitar tudo" também permite "rejeitar tudo", e que misteriosamente desapareceu da implementação nos sites de notícias nacionais como o CM, Jornal de Negócios, Destak, e muitos outros.

Depois admiram-se que a maioria dos utilizadores recorra a ad-blockers e bloqueio dos cookies e do tracking...


CascaisClick - Portal de Cascais, Cascais à distância de um Click…
http://www.cascaisclick.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário