É triste ver os sites nacionais de notícias recorrerem ao que é designado por "dark patterns" para baralhar e manipular os visitantes que se dêem ao trabalho de querer ajustar o tipo de dados que são recolhidos e a utilização que lhes é dada.
Foi um dos nossos leitores que se sentiu indignado com a situação, quando foi confrontado com os botões de desligar as permissão que são desenhados para confundir. Como ele próprio refere: "Os utilizadores ficam sem perceber se estão a desligar ou a ligar a permissão. Quando clicamos em 'desligar' a permissão é ligada e vice-versa. Mesmo as cores dos botões foram escolhidas para induzir em erro."
Também dispostos a vencer a batalha pelo "cansaço", os sites de notícias nacionais disponibilizam um botão de "aceitar tudo" quando se trata de dar acesso aos parceiros, mas quem os quiser desactivar terá que gastar o botão do seu rato a fazer mais de 150 cliques para os desactivar, um por um!
O caso torna-se ainda mais gritante quanto, olhando-se para empresa que forneceu esta tecnologia - a Quantacast - vemos no seu site exemplos de implementação que têm estes aspectos correctamente considerados, com indicações claras, tanto a nível visual e de cores, como o botão adicional que, para além de "aceitar tudo" também permite "rejeitar tudo", e que misteriosamente desapareceu da implementação nos sites de notícias nacionais como o CM, Jornal de Negócios, Destak, e muitos outros.
Depois admiram-se que a maioria dos utilizadores recorra a ad-blockers e bloqueio dos cookies e do tracking...



